quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A alimentação do Druida

O que os antigos Druidas comiam? O que eles não comiam?

Não temos uma descrição completa da dieta (dos hábitos alimentares) dos Druidas na Antiguidade; mas podemos ter uma idéia com base nos poucos relatos de escritores clássicos na Gália e Bretanha e nos textos antigos sobre a Irlanda que sobreviveram até nossos dias. A mitologia celta e as escavações arqueológicas também fornecem indícios de como deve ter sido a base da alimentação druídica.


É importante lembrar que os Druidas eram primeiramente celtas e, portanto, sua alimentação não devia ser muito diferente da que era consumida pelo resto do povo. Os celtas consumiam cereais como aveia, cevada, trigo, centeio, etc, na forma de pães, bolos, sopas e mingaus. O mingau de aveia (favorito do Dagda, o Deus-druida), era feito com sal ou adoçado com mel.

Ervilhas, lentilhas e outros alimentos vegetais também eram apreciados. Entre as frutas, a maçã aparece com freqüência não só na toponímia céltica como também nas lendas de deuses, fadas e heróis. A avelã e os frutos da sorveira são alguns dos alimentos fornecidos pelas árvores sagradas do Ogham.



Os celtas também consumiam leite e queijo, produtos associados com o festival de Imbolc na Irlanda, sendo Brigid a deusa padroeira da atividade pastoril e protetora dos rebanhos. As refeições celtas normalmente incluíam carne, tanto de animais domésticos (boi, porco, carneiro, etc) quanto a de caça (javali, gamo, etc). Os celtas gostavam de carne com pão.




Então os Druidas não eram vegetarianos? Não, nunca foram, que se tenha notícia... Pelo contrário, a ingestão de carne era um elemento ritualístico em algumas práticas xamânicas druídicas. Há relatos de Druidas mascando carne de touro crua (na Irlanda) e de porco, gato ou cão (na Escócia) para alcançar o transe extático para profecia.

Os celtas também comiam muito peixe - de rio, lago ou mar - além de mariscos e algas marinhas. O salmão era considerado um animal sábio, e acreditava-se que ingerir sua carne era uma forma de adquirir sua sabedoria. Cozinhando-se as algas com leite, fazia-se o carrageen, prato típico irlandês até hoje.



As bebidas também eram parte do cotidiano alimentar dos celtas. O vinho era normalmente importado da Grécia, sendo mais consumido pelos chefes. Mas a cerveja era fabricada pelas famílias, sendo de fácil acesso a todos. Feita normalmente de cevada (embora também se usasse trigo, aveia ou centeio), a cerveja era mais densa e nutritiva que a produzida industrialmente hoje. Os celtas também apreciavam hidromel, feito com o mel de abelhas silvestres.

Havia algum alimento que os celtas ou os Druidas não comessem, por motivos religiosos ou filosóficos?

Segundo Júlio César, os bretões se recusavam a comer carne de grou porque acreditavam que ele poderia ter sido humano em outra vida. Os Druidas não comiam carne de galo, ganso ou lebre - os motivos desse tabu alimentar ainda é objeto de estudo e especulação para historiadores.



Os celtas cozinhavam e assavam seus alimentos, e faziam uso de ervas não só pelo seu valor medicinal, nutritivo e mágico, mas também para realçar o sabor da comida. Cozinhar com prazer, comer com prazer - ensinamentos do Deus-druida, o Senhor do Caldeirão. Quem come bem é mais feliz.

8 comentários:

  1. Muitas pessoas acham que os Druidas eram vegetarianos, esse tipo de texto é bom para desmistificar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era pra ser pq cultuavamos seres da natureza

      Excluir
    2. desculpe me, mas não concordo com você, por eles cultuarem seres da natureza não quer dizer que precisavam ser vegetarianos, muito pelo contrário. Os animais eram mortos quando estava perto do inverno pois eles não podiam alimentar e cuidar de todos durante os tempos de frio, eles matavam e faziam um banquete para celebrar e agradecer o alimento e os animais que morreram para servirem de alimento. Hoje em dia as pessoas se esquecem de agradecer pela comida, por estarem vivas mais um dia e terem fartura de alimentos. é o ciclo da vida, da natureza.

      Excluir
  2. estou escrevendo um romance celta e foi muito útil ler seu blog , gostaria de pedir permissão de falar sobre a alimentação dos meus personagens(ficticios) sobre o que aprendi por aqui.Desde já agradeço ,seja qual for sua permissão...beijinhos jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Minha nossa MaryJane, estou fazendo exatamente a mesma coisa!! xDD
      Como anda seu romance??

      Excluir
  3. Oi pessoal, adorei os comentarios e eu estou querendo avaliar a possibilidade de colocar alguns pratos celtas junto a um restaurante que temos aqui em floripa, o que acham?

    ResponderExcluir