terça-feira, 1 de novembro de 2011

Três vezes Morrigan




Morrigan...

Muitos pronunciam seu nome, muitos clamam ser seus súditos.
Poucos a conhecem.

Muitos pensam que ela é uma divindade sanguinária, que exige sacrifícios de animais ou práticas doentias de automutilação. Esses não conhecem a Morrigan; nada sabem dela. Talvez a confundam com alguma outra divindade não-céltica, distorcida e cultuada por mentes perigosas.

Muitos acham que encontrarão a Morrigan em modismos góticos e ambientes dark... Talvez apreciem a morbidez pela morbidez – práticas modernas que nada têm a ver com a Morrigan.

Essa não é a Morrigan.

A Morrigan é a Grande Rainha. Ela é a majestade da terra;
- a Vida, e a preservação dela;
- a Beleza, e o esplendor dela;
- a Sabedoria, e a fonte dela.

Deusa Eriu ou Macha, Ela é a própria terra, mãe de todos os seres vivos. Ser filho dela é compreender a Vida. É encantar-se com a beleza de campos floridos, lagos cristalinos e do sol dourado sobre as plantações. É correr como os cavalos e voar como o vento. Conhecer a Morrigan é sucumbir prazerosamente à delícia dos frutos da terra, do leite recém-ordenhado, da carne suculenta no prato, do peixe fresco do mar.





Maga e donzela, Ela é a sedutora de Deuses e heróis. Por meio de encantamentos, Ela se transmuta em toda e qualquer coisa, dobrando o mais valente dos homens, conquistando o maior dos Deuses. É com Ela que se casam os reis; sem Ela, não há realeza ou majestade. Ela é a Soberania. Unir-se à Morrigan é entregar-se à sua sedução. Aprender a seduzir, encantar, possuir – e deixar-se possuir.




Idolatrada por muitos guerreiros, a Morrigan é Badb Catha, a Guerra, o espírito da guerra. Espírito, alma, entendimento profundo, conhecimento sutil. Conhecimento de causa e efeito. Saber por que lutamos, pelo que vivemos e pelo que morremos. A certeza de uma causa nobre não nos permite hesitar nem mesmo diante da ferocidade da batalha.



O corvo fala, a sabedoria antiga revela: a Soberania não pode ser ameaçada. Pois dEla dependem a Vida e a liberdade dos filhos da terra. A coragem dos guerreiros é a Beleza preservada. A morte não é sinistra para os que compreendem a Vida. Morremos, e nossa alma segue vivendo, em cada morte e renascimento. E a Vida segue seu curso, como um rio de curvas infinitas, de luz e escuridão.


Bandruir - entre mundos, entre Samhain e Beltane, 2011.

9 comentários:

  1. Lindo texto, Ban!!!Retratando a verdadeira Morrighan vc demonstra que Ela é muito mais do que meros arquétipo! Parabéns!!!
    rsrsrs Estamos iguais, fluindo entre os mundos de Samhain e Beltane!
    Beijos,
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Bandruir,só você mesmo pra falar e escrever com tanta propriedade sobre Morrighan,dá orgulho de ter a oportunidade de ler e ouvir,é emocionante a profundidade e presteza de como você se refere a Grande Rainha.
    Que Ela lhe cubra de Bençãos.
    Um abraço carinhoso,Fernanda!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso texto! Senti nas palavras o que sinto desta bela Rainha, desta maginifica Deusa... Bandruir, que a majestade esteja sempre com você. Bjos.
    Marcos Reis

    ResponderExcluir
  4. A Rainha merece sempre o melhor. Que bom que há outras pessoas que também vêem e vivem a majestade da Morrigan.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lindo, Bandruir... Salve, Mor Rioghain!!!

    ResponderExcluir
  6. Pela primeira vez me emocionei com um texto sobre Morrigan, lindo...parabéns pela delicadeza da descrição.

    ResponderExcluir
  7. Como sempre você tão brilhante em suas colocações, carrego Morrigú na alma e enche o coração de alegria lendo coisas tão fantásticas Dela nossa Mor Rioghain🖤

    ResponderExcluir