terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem era a Senhora do Lago?


A Senhora do Lago é uma personagem freqüente nas lendas arturianas, mas de nomes variados: Vivian, Ninian, Nimue.

Originalmente, deve ter sido uma divindade celta das águas e também da luz solar. Mas a partir de qual deusa teria o mito da Senhora do Lago se desenvolvido nas lendas arturianas? Teria sido uma ou mais divindades celtas?

Roger Sherman Loomis (1927) pensava que o mito de Rhiannon contribuiu para o desenvolvimento do mito de Ninian, ou Nimue, ou Viviane, a Senhora do Lago (das lendas arturianas). Quanto a isso, não há um consenso. Jean Markale dedica um capítulo inteiro de seu livro Merlin, o Mago a investigar a origem desse intrigante mito feminino. E desfila todas as possibilidades: Aíne, Dana, Boan, Brigit, Rhiannon... etc.




A variação de nomes

Nas lendas arturianas, também variam os nomes dessa sedutora mulher com quem o mago Merlin está sempre envolvido, de uma forma ou de outra. Vivian, Ninian, Nimue, Ganieda, Gwendolena... O que todas elas têm em comum?

Jean Markale, historiador, filósofo, folclorista e especialista em mitologia celta, escreveu em seu livro Merlim, o Mago:

"A primeira dificuldade que se apresenta é saber qual o verdadeiro nome da companheira de Merlim. Nos poemas galeses atribuídos a Myrddin ela se chama Gwendydd e é irmã do poeta. Na Vita Merlini [Geoffrey de Monmouth, 1132] também é sua irmã e leva o nome de Ganieda. Nos outros textos ela não é mais irmã, e sim amante, e os nomes variam de uma obra para outra, de um manuscrito para outro, e por vezes no mesmo manuscrito.



Assim, no texto tardio de Thomas Mallory, A Morte de Artur, ela usa o nome de Nimue; no Huth-Merlin [manuscrito anônimo de 1250] é encontrada sob a forma de Niniene, e na Vulgata-Lancelote, tal como Sommer a publicou, podem-se encontrar os nomes Uiuiane e Uiniane (na Estoire de Merlin), Nymenche (no Lancelote propriamente dito) e Niniane (no Livre d'Artus). Em um mesmo manuscrito da Biblioteca Nacional de Paris, acham-se Uiuiane e Uiniane em fólios próximos, e, em outro, Uiniane, Uiane e Uiuiane. Levando-se em conta a similaridade do V e do U, e a confusão sempre possível entre U e N feita pelos sucessivos copistas, o nome da companheira de Merlim não parece ter sido logo fixado. Foi preciso esperar o século XVI, e principalmente o XIX, para que a forma Viviane se impusesse, sobretudo na França, em detrimento de todas as outras."

MARKALE, Jean. Merlim, o Mago. São Paulo: Paz e Terra, 1989. p. 83.



A relação entre todos esses nomes medievais e modernos e a mitologia celta (os deuses que os celtas cultuavam na Antiguidade) deve ser sempre lembrada. A figura da Senhora do Lago é, provavelmente, uma reminiscência de antigas deidades celtas femininas do céu, da luz solar e das águas. Ganieda, Gwenddyd, Gwendolena, Viviane, Niniane, Uiniane ou Nimue - nenhuma delas foi uma personagem histórica. Todas elas - certamente a mesma lenda - têm relação com o universo divino, feérico celta, onde o Lago é sempre um portal entre os mundos.

Um comentário: