quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Druidesas (3)

BIROG

Na mitologia da Irlanda, uma druidesa chamada Birog ajuda Cian a encontrar e penetrar na torre onde sua amada Eithne se encontrava presa. Da consumação desse união, nasceu Lugh, cujo destino era pôr fim à guerra entre os deuses Tuatha Dé Danann e os terríveis Fomorianos na disputa pela Irlanda. Também foi Birog que salvou o bebê Lugh das águas, garantindo assim o cumprimento da heróica missão.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Branduir, estive presente no 1º congresso de wicca e paganismo no RJ e assisti sua palestra. Sou iniciado da Tradição Serpente de Prata (minha sacerdotisa deu palestra tb) e me interesso muito por druidismo.

    Gostei muita da palestra (apesar de ter desagradado alguns gatos pingados), principalmente do "transe do dragão", rs... Agradeço muito, pois depois do transe me senti renovado, fortificado de verdade.

    Já adicionei seu blog pessoal, bem como o do Gergovia aos meu favoritos :)

    Pergunta: Quando se trata das fontes romanas a respeito do povo celto, já li em listas de discussão que são fontes que "satanizam" os celtas, como bárbaros...essa informação procede? Seria o caso de ler estas fontes, com cautela?

    Sabe me dizer onde posso encontrar essas fontes romanas para leitura?

    Agradeço por tudo e espero manter contato
    Anteciosamente
    Andre

    ResponderExcluir
  3. Que legal, muito bonito e informativo esse seu Blog! Parabéns! Gostei muito.
    Não conhecia.
    Grata.

    ResponderExcluir