terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem era a Senhora do Lago?


A Senhora do Lago é uma personagem freqüente nas lendas arturianas, mas de nomes variados: Vivian, Ninian, Nimue.

Originalmente, deve ter sido uma divindade celta das águas e também da luz solar. Mas a partir de qual deusa teria o mito da Senhora do Lago se desenvolvido nas lendas arturianas? Teria sido uma ou mais divindades celtas?

Roger Sherman Loomis (1927) pensava que o mito de Rhiannon contribuiu para o desenvolvimento do mito de Ninian, ou Nimue, ou Viviane, a Senhora do Lago (das lendas arturianas). Quanto a isso, não há um consenso. Jean Markale dedica um capítulo inteiro de seu livro Merlin, o Mago a investigar a origem desse intrigante mito feminino. E desfila todas as possibilidades: Aíne, Dana, Boan, Brigit, Rhiannon... etc.




A variação de nomes

Nas lendas arturianas, também variam os nomes dessa sedutora mulher com quem o mago Merlin está sempre envolvido, de uma forma ou de outra. Vivian, Ninian, Nimue, Ganieda, Gwendolena... O que todas elas têm em comum?

Jean Markale, historiador, filósofo, folclorista e especialista em mitologia celta, escreveu em seu livro Merlim, o Mago:

"A primeira dificuldade que se apresenta é saber qual o verdadeiro nome da companheira de Merlim. Nos poemas galeses atribuídos a Myrddin ela se chama Gwendydd e é irmã do poeta. Na Vita Merlini [Geoffrey de Monmouth, 1132] também é sua irmã e leva o nome de Ganieda. Nos outros textos ela não é mais irmã, e sim amante, e os nomes variam de uma obra para outra, de um manuscrito para outro, e por vezes no mesmo manuscrito.



Assim, no texto tardio de Thomas Mallory, A Morte de Artur, ela usa o nome de Nimue; no Huth-Merlin [manuscrito anônimo de 1250] é encontrada sob a forma de Niniene, e na Vulgata-Lancelote, tal como Sommer a publicou, podem-se encontrar os nomes Uiuiane e Uiniane (na Estoire de Merlin), Nymenche (no Lancelote propriamente dito) e Niniane (no Livre d'Artus). Em um mesmo manuscrito da Biblioteca Nacional de Paris, acham-se Uiuiane e Uiniane em fólios próximos, e, em outro, Uiniane, Uiane e Uiuiane. Levando-se em conta a similaridade do V e do U, e a confusão sempre possível entre U e N feita pelos sucessivos copistas, o nome da companheira de Merlim não parece ter sido logo fixado. Foi preciso esperar o século XVI, e principalmente o XIX, para que a forma Viviane se impusesse, sobretudo na França, em detrimento de todas as outras."

MARKALE, Jean. Merlim, o Mago. São Paulo: Paz e Terra, 1989. p. 83.



A relação entre todos esses nomes medievais e modernos e a mitologia celta (os deuses que os celtas cultuavam na Antiguidade) deve ser sempre lembrada. A figura da Senhora do Lago é, provavelmente, uma reminiscência de antigas deidades celtas femininas do céu, da luz solar e das águas. Ganieda, Gwenddyd, Gwendolena, Viviane, Niniane, Uiniane ou Nimue - nenhuma delas foi uma personagem histórica. Todas elas - certamente a mesma lenda - têm relação com o universo divino, feérico celta, onde o Lago é sempre um portal entre os mundos.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Druidesas (4) - Bodhmall

Bodhmall [também Bodmall] é uma personagem do Ciclo Feniano da mitologia irlandesa. Druidesa e irmã de Cumhal, pai do herói Fionn, ela também é uma grande guerreira. Quando Cumhal é morto por Goll macMorna, Muirne, a esposa de Cumhal, passa a temer que algo possa acontecer com seu filho. Juntamente com Liath Luachra, Bodhmall leva o garoto para a floresta para ser criado lá. Elas ensinam tudo a ele, inclusive a caçar. Mas à medida que o rapaz cresce e sua fama começa a se espalhar, elas receiam que isso possa atrair a atenção dos homens de Goll. Fionn, então, é orientado por elas a seguir seu próprio caminho.

Esta é mais uma das histórias da mitologia irlandesa onde vemos o mito da mestra que educa e inicia o guerreiro, ensinando-lhe tudo que necessita. Também encontramos nessa lenda o elemento céltico freqüente da adoção, ou da criança que é criada por outra pessoa ou outro casal, como acontece também nas lendas de Lugh, Prideri, Mael Duinn, Deirdre, Artur, etc (para citar apenas alguns exemplos).

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Curso de Druidismo e Cultura Celta (RJ)

Amigos,

seguindo nossa tradição, estamos abrindo mais uma turma de nosso Curso de Introdução ao Druidismo e à Cultura Celta. O curso começará no dia 06 de março de 2010, sábado, às 09h30.Os que desejarem conhecer um pouco de nosso trabalho podem vir assistir à primeira aula sem compromisso.

GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta

Curso de Introdução ao Druidismo e à Cultura Celta - IX Turma

Módulo: Único

Duração: 09 (nove) meses

Programa - Noções de:
• História e Mitologia dos Povos Celtas
• Magia e Oráculos
• Festivais
• Astronomia
• Conhecimento da Floresta (História e Botânica da Floresta da Tijuca)
• Esgrima (antiga e medieval).

Qualificação dos professores: As aulas são dadas por professores e estudantes universitários das áreas das disciplinas do programa (História, Biologia, Astronomia etc).

Horário: Sábados de 09.30 às 11.30h.

Início: 06 de março de 2010, sábado.

Local: As aulas acontecem na Tijuca, RJ, na Rua Padre Elias Gorayeb, 15 sala 802 (próximo à Praça Saens Peña, esquina com a Rua Conde de Bonfim, prédio em cima do Banespa).
*** com exceção das aulas de Esgrima e de Conhecimento da Floresta, que são realizadas em quatro domingos durante o curso, na Floresta da Tijuca.

Rituais: Os festivais (rituais druídicos) são realizados em espaço alugado também na Floresta da Tijuca, em sábados ou domingos (à tarde) próximos às datas sagradas.

Valor do curso: 09 (nove) pagamentos mensais de R$90,00 (noventa reais). Não cobramos taxa de inscrição.

Inscrição: A inscrição é feita no primeiro dia de aula, com o pagamento da primeira mensalidade. Pode-se assistir à primeira aula sem compromisso, para se conhecer a Escola.

Para mais informações, escreva ou telefone para a GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta, e assista a uma aula sem compromisso.

Um grande abraço e bênçãos dos Antigos.

Eliziane Paiva (Bandruir)
Fundadora e diretora da GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta
Arquidruida da Ordem Druídica DRUNEMETON
Tel.: (21) 2569.9350 e 9508.3999
E-mail: escolagergovia@yahoo.com.br

Comunidade Gergóvia no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4609879

Lista Gergóvia no Yahoo Grupos:
http://br.groups.yahoo.com/group/Gergovia

Página da GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta (com informações, textos, fotos, eventos, etc)
http://escolagergovia.multiply.com/

Blog GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta (textos sobre Druidismo e cultura celta)
http://escolagergovia.blogspot.com/

O BLOG DA DRUIDESA - Meditações de uma alma druida (textos)
http://bandruir.blogspot.com/

O CANTO DOS BARDOS: Página sobre Arte e artistas dedicada a Brigid e às fadas
http://bandruir.multiply.com/